quarta-feira, outubro 17, 2007

Descobrindo um pente

17 de outubro de 2007.

A descoberta das coisas ao redor é sempre uma cena marcante. Vira de cá, vira de lá, as mãozinhas começam a mexer, tentar pegar, pegar, levar à boca.

Lembrei-me de meu pai quando a Gabriela descobriu e pegou o pente branco com a figura do Piu-Piu. Ele dizia, quando a Regina já tinha lá seus cinco, seis anos, e brincava de se vestir bem para um passeio, que ela era vaidosa.

- Eu não sou vaidosa... - ela respondia, sem saber sequer o significado da palavra.

Fiquei olhando a Gabriela analisar o pente. Sim, tudo ela analisa primeiro. Olhou, virou, olhou mais e colocou na boca. Quando souber para quê serve, certamente levará aos cabelos e tentará penteá-los. Será que será vaidosa? Minha vontade é imitar meu pai e brincar com ela. Chegará logo o dia...

terça-feira, outubro 02, 2007

O primeiro tênis




2 de outubro de 2007.

O pezinho da Gabriela é gorduchinho, fofo, lindo. Quando me disseram que parece uma bisnaguinha, aquele pãozinho que compramos no supermercado, não gostei muito. Que comparação! - pensei. Mas fiquei quieto. Queriam ser simpáticos, fazer uma brincadeirinha. Depois veio um segundo e um terceiro fazendo o mesmo comparativo. O que eu poderia fazer?
No dia 9 de agosto a Gabi ganhou um tênis. Um show! Quem mandou foi a Amanda, irmã do Marcelinho. Ficou grande no pé, no comprimento, mas na altura... Pezinho difícil este.
Está aí a foto. Ela, depois, ficou tentando descobrir o que era aquilo e tentando tirar do pé. Acho que, apesar de lindo, incomodou.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Atenta a tudo





1º de outubro de 2007.

Desde que começou a ampliar seus horizontes de visão, a perceber cada vez mais o pequeno mundo à sua volta, observamos que a Gabi é muito, mas muito mesmo, atenta a tudo. Acompanha cada movimento, cada detalhe. Há, entre seus brinquedos, por exemplo, uma família de fantoches, pequenos, de dedo. Eu coloco alguns personagens em minha mão, vários, um em cada dedo, e começo a brincar. Faço vozes, rio, converso com ela. Ela olha os personagens, os movimentos, e vira-se para mim, com um sorriso, olhando minha boca que é de onde sai aqueles sons. Esperta.
As imagens aí de cima mostram fotos do dia 8 de agosto: com os irmãos Aline e Felipe que adoram bricar com ela, os pezinhos fofos que cativam muitos admiradores e o olhar atento, tema deste post.