sábado, dezembro 30, 2006

Arte no sobrenome


30 de dezembro de 2006.

Na mesma semana, de 10 a 16 de dezembro, dois fatos com os dois avôs.
Primeiro foi o avô materno. Veio nos visitar e conversa vai, conversa vem, perguntou qual será o sobrenome da Gabriela. A Aline, mais do que depressa, já foi se antecipando a qualquer um que fosse dar a resposta:
- Gabriela Wada Torres!
O avô não comentou nada, mas a fisionomia denunciou: não gostou muito. Seu sobrenome estava fora dos planos.
O segundo fato já foi com o avô paterno. Eu e a Clau já havíamos dado a ele o endereço do fotoblog da Gabi e, naquela semana, fomos nós visitá-lo. Ele não perdeu a chance:
- Eu vi o fotoblog, mas quero dizer uma coisa...
Cutuquei a Clau, que estava distraída, para que ouvisse. Eu já tinha certeza de que falaria do sobrenome. E ele continuou:
- Por que só o Torres? Todos os meus netos têm meus dois sobrenomes...
Até tentei falar alguma coisa, mas não consegui. Eu sabia que qualquer explicação não convenceria. Apenas sorrimos, eu e a Clau.
É difícil agradar a todos. A Gabriela teria que ter quatro sobrenomes. Muito, né? É, mas eu sei que tem gente que não acha...